São Paulo, sábado, 12 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CISJORDÂNIA

Premiê palestino reclama de ingerência em ação de Israel

DA REDAÇÃO

O primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Salam Fayyad, acusou Israel de procurar "solapar" sua autoridade, em carta enviada ontem ao general William Fraser, emissário do governo Bush no Oriente Médio.
Ele se referia à operação desencadeada desde o fim de semana pelo Exército israelense na Cisjordânia, para neutralizar a rede de mídia e pequenas empresas ligadas ao grupo islâmico Hamas, que assumiu há um ano o controle da faixa de Gaza.
Militares israelenses concentraram a ação em Nablus, onde fecharam um centro comercial com 50 lojas, uma emissora de TV e um jornal.
Fayyad esteve anteontem na cidade, pediu para que empresários e funcionários da mídia ignorassem as ordens israelenses e prometeu indenizá-los pelos prejuízos.

Dificuldades de Olmert
Em Israel, o inquérito policial aberto contra o premiê Ehud Olmert foi ontem ampliado, com a revelação de que ele, quando prefeito de Jerusalém e ministro da Indústria, superfaturou até US$ 100 mil com o duplo reembolso de despesas.
Uma agência de viagens enviava a mesma nota fiscal a Olmert e a entidades beneficentes, cujos interesses ele prometia defender em viagens ao exterior. O excedente obtido financiava férias de Olmert e sua família.


Com agências internacionais



Texto Anterior: Oriente Médio: Israel nega ter usado Iraque para ensaiar ataque ao Irã
Próximo Texto: França: Conselho nega nacionalidade a árabe camuflada por burca
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.