São Paulo, sábado, 12 de julho de 2008

Texto Anterior | Índice

FRANÇA

Conselho nega nacionalidade a árabe camuflada por burca

DA FRANCE PRESSE

O Conselho de Estado, colegiado encarregado na França de analisar a constitucionalidade das decisões oficiais, negou o pedido de nacionalidade francesa a uma imigrante marroquina, porque ela se recusava a mostrar o rosto e o mantinha coberto por uma burca.
Segundo o conselho, "seu comportamento social é incompatível com os valores essenciais" do país do qual procurava se tornar cidadã.
Conhecida apenas como sra. M., a candidata à nacionalidade deixa raramente o apartamento familiar, num subúrbio de Paris, desconhece o direito de a mulher votar e se disse completamente submissa ao marido. O casal é adepto do salafismo, ramificação muçulmana altamente conservadora.
A decisão do Conselho de Estado foi tomada em 27 de junho, mas só agora noticiada pelo "Le Monde". Os conselheiros foram instados a opinar sobre decreto de 2005, que recusara à sra. M. a nacionalidade francesa pela "impossibilidade de assimilação" da cultura local.


Texto Anterior: Cisjordânia: Premiê palestino reclama de ingerência em ação de Israel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.