São Paulo, domingo, 12 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"CURA REVOLUCIONÁRIA"
Terapia alternativa é ineficaz em mais de 98% dos casos
Novo estudo indica fracasso de tratamento anticâncer

das agências internacionais

Os primeiros resultados do exame científico do tratamento para o câncer proposto pelo médico italiano Luigi di Bella apontam apenas um caso de progresso.
Os resultados preliminares dizem respeito a uma amostra de 333 casos da região da Lombardia, norte do país.
Di Bella, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Modena, diz ter curado metade de seus pacientes, que seriam de 15 mil a 20 mil, segundo ele.
No entanto, a equipe encarregada pelo governo italiano de investigar a "cura revolucionária" encontrou fichas de 3.076 pacientes nos arquivos do médico.
O resultado final da checagem nacional dos resultados de Di Bella ficam prontos no fim de julho. Ontem, foram divulgados os dados sobre a região da Lombardia.
Depois de três meses de tratamento, em 50,4% de 333 pacientes, que sofriam de diversos tipos de câncer, houve progressão da doença.
Em outros 14,7%, além da piora do estado dos doentes, o câncer se espalhou para outras partes do organismo. Em 33,3%, a doença permaneceu estável. Em um caso, houve progresso e em outros 4 (1,2%) a melhoria foi "modesta".
Esses resultados foram obtidos pela associação dos cancerologistas da Lombardia. No entanto, o estudo completo da associação lombarda investiga, no total, 1.326 pacientes de Di Bella.
Di Bella diz que desenvolveu, ao longo de 40 anos, em seu laboratório particular, um tratamento eficaz contra praticamente todos os tipos de câncer. Uma associação que apóia Di Bella afirma que os resultados do governo sobre a terapia dele "não mudam nada".
"Esses resultados eram esperados, pois todos os pacientes escolhidos estavam em fase terminal", afirmou Patrizia Misson, presidente da associação, que defende também que a seguridade social italiana reconheça e financie o tratamento de Di Bella.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.