São Paulo, domingo, 12 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRLANDA DO NORTE

Protestantes e católicos começam negociações

das agências internacionais

Os representantes protestantes da Ordem de Orange e os habitantes do bairro católico de Portadown, em Ulster, na Irlanda do Norte, iniciaram ontem negociações para superar a crise que ameaça o processo de paz.
Os representantes buscam uma solução para a crise, iniciada há uma semana, quando autoridades locais proibiram a marcha da Ordem de Orange na rua Garvanghy, rua principal do bairro católico de Portadown. Estão marcados para hoje novos desfiles dos protestantes no mesmo local.
A questão das marchas na Irlanda do Norte é muito polêmica. Da Páscoa até setembro, católicos e protestantes da região comemoram, com passeatas, uma série de datas religiosas e históricas.
Ontem, cerca de 4.000 integrantes da Ordem de Orange entraram em confronto com a polícia em Drumcree (Portadown). Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas.
O ministro-chefe da região, o protestante moderado David Trimble -presidente do Partido Unionista do Ulster- admitiu a legitimidade das reivindicações da Ordem de Orange, mas condenou a violência em Portadown.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.