São Paulo, Segunda-feira, 12 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOCORRO NO GELO
Material é para pesquisadora, com suspeita de câncer, que não pôde deixar base devido ao mau tempo
Avião lança ajuda médica no pólo Sul

das agências internacionais

A Força Aérea dos EUA enviou um avião C-141 Starlifter à base de pesquisas Amundsen-Scott, no pólo Sul, que enfrenta temperaturas de -67C e ventos de 97 km/h nessa época do ano. O motivo da missão é uma pesquisadora de 47 anos, não identificada, com suspeita de câncer no seio.
Ela faz parte da equipe de 41 pessoas que trabalham na estação. Como não é possível pousar na base para retirá-la devido às péssimas condições climáticas, o avião teve que jogar de pára-quedas, em pleno vôo, os equipamentos médicos necessários.
Ele decolou da base aérea McChord (Estado de Washington) na quinta-feira passada e chegou a Christchurch, na Nova Zelândia, no sábado. O retorno a Christchurch estava previsto para as 21h de ontem. O custo da operação não foi divulgado pelas autoridades americanas.
O avião lançou seis caixas, com cerca de 160 kg de carga em cada uma, de uma altura de 300 metros. O conteúdo inclui um equipamento de videoconferência, para permitir consultas médicas à distância, e dois aparelhos completos de ultra-som para ajudar no diagnóstico.
A equipe da base precisou recolher as caixas em um prazo máximo de dez minutos, sob o risco de que os suprimentos ficassem inutilizados pela exposição à baixa temperatura. A viagem até a estação levou cerca de sete horas.
"As caixas foram recuperadas pela equipe da Fundação Nacional de Ciência, que tenta avaliar se houve danos aos equipamentos", disse o capitão Bill Barksdale, da base aérea McChord.
Duas das caixas continham alimentos e correspondência. O C-141, que foi acompanhado por um avião de reabastecimento KC-135, levava caixas sobressalentes com os mesmos equipamentos, no caso de haver algum problema com as outras.
As condições adversas do clima no pólo Sul se devem ao período de inverno na região, que dura cerca de nove meses, de fevereiro ao início de novembro. Nesta época, o dia inteiro transcorre no escuro, sem sol.


Texto Anterior: Conflito interno: Colômbia decreta toque de recolher
Próximo Texto: Guerra Fria: Cientistas soviéticos cogitaram
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.