São Paulo, segunda-feira, 12 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONGO

Guerra civil deixa ao menos cem mortos em quatro dias, segundo a ONU
Ao menos cem pessoas morreram em quatro dias de combates entre facções rebeldes rivais em Bunia, no nordeste do Congo, segundo a ONU. Muitas das vítimas eram crianças ou mulheres.
Os confrontos entre a milícia Agrupação Congolesa para a Democracia-Movimento de Libertação (ACD-ML) e membros da tribo hema, que recebem ajuda de Uganda, começaram na semana passada. A região sofre com uma devastadora guerra civil há quatro anos.
Os conflitos em Bunia são um banho de água fria nas esperanças pelo fim da guerra civil surgidas no mês passado, quando o Congo e a vizinha Ruanda assinaram um acordo de paz, embora o número de outras facções envolvidas no conflito deixe dúvidas quanto ao fim da guerra.
O conflito já deixou cerca de dois milhões de mortos. A ONU não mantém tropas no Congo, apenas faz um trabalho de observação.


Texto Anterior: Conflito: Coréias reiniciam conversações
Próximo Texto: Índia: Enchentes por monções na Índia matam ao menos 43
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.