São Paulo, sexta-feira, 12 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Clérigo é acusado de patrocinar a rede Al Qaeda

DA REDAÇÃO

O clérigo islâmico Abu Qatada, 44, é acusado pela Justiça espanhola de ser líder espiritual e patrocinador da Al Qaeda e de outros grupos radicais muçulmanos.
O governo britânico afirma que 18 videoteipes com sermões seus foram encontrados num apartamento na Alemanha usado por três dos terroristas que cometeram os atentados do 11 de Setembro.
Qatada, que foi julgado à revelia na Jordânia por envolvimento em ataques terroristas no país e condenado à prisão perpétua, diz que nunca se encontrou com Bin Laden, mas teria "orgulho" se isso acontecesse. Em 1999, ele afirmou em entrevista que não podia impedir nenhum membro da Al Qaeda de ouvir sues sermões.
Qatada chegou ao Reino Unido em 1993 e pediu asilo. Em 2001, foi preso acusado de elo com terroristas de Frankfurt responsáveis por um atentado em Estrasburgo. Ele acabou sendo solto por falta de provas, mas foi preso novamente, em 2002, sem acusação formal. Qatada foi solto em março deste ano, estando desde então em prisão domiciliar.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Londres prende 10 estrangeiros por "ameaça"
Próximo Texto: Europa: Justiça italiana concede férias a nazista preso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.