São Paulo, quarta, 12 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Henry Sobel elogia escolha

da Redação

O arcebispo palestino Pierre Mouallem é "muito moderado e muito equilibrado em suas colocações", de acordo com o rabino Henry Sobel, presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista e coordenador da Comissão Nacional de Diálogo Religioso Católico-Judaico, órgão da CNBB.
Sobel conversou com a Folha, por telefone, da Noruega, onde participa da Conferência sobre Liberdade de Religião e Crença, que foi inaugurada ontem, em Oslo.
"De acordo com minhas informações, ele certamente não é contra Israel. Eu o achei muito moderado, muito equilibrado em suas colocações", disse Sobel.
Segundo o rabino, o arcebispo é um homem "que sempre achava importante voltar à mesa de negociações", referindo-se ao processo de paz entre Israel e os palestinos, estagnado há mais de um ano.
"Não é contra o governo de Israel. É uma posição a favor da paz. Ser pró-palestino hoje não implica ser contra Israel. Ser pró-Estado palestino, garantindo a segurança de Israel, é uma posição perfeitamente moderada, com a qual muitos judeus se identificam."
Para Sobel, o fato de Mouallem ter participado do Congresso Judeu-Cristão "fala por si". Segundo ele, o arcebispo palestino se revelou um homem "muito compreensivo e muito aberto".
"Eu, pessoalmente, tenho relações bastante cordiais com ele. Conheço-o há muitos anos por meio da CNBB. Independentemente disso, creio que a nomeação de um bispo para determinada diocese é assunto interno do Vaticano. Se nem o clero católico se dá ao direito de questionar publicamente os critérios da Santa Sé, seria muita ousadia da parte de um rabino opinar a favor ou contra."
Sobel acredita que a interferência israelense não deve abalar o diálogo entre o Vaticano e Israel. Os dois países mantêm relações diplomáticas desde 29 de dezembro de 1993. "Israel lutou por isso. O Vaticano quer fazer parte do processo de paz. Quer garantir os interesses católicos. Chegamos a um ponto sem retorno." (PDF)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.