UOL


São Paulo, sexta-feira, 12 de setembro de 2003

Texto Anterior | Índice

VENEZUELA

Justiça anuncia hoje se dá aval a referendo

DA REDAÇÃO

As autoridades eleitorais venezuelanas anunciarão hoje se as assinaturas apresentadas pela oposição, em 20 de agosto último, são válidas, o que poderia abrir caminho para a realização de um referendo sobre a permanência do presidente Hugo Chávez no poder. O Conselho Nacional Eleitoral ainda não deu sua opinião sobre o caso, mas a imprensa de Caracas (anti-Chávez) disse que as assinaturas serão rechaçadas.
Admitindo a possibilidade de que as assinaturas apresentadas ao CNE sejam rechaçadas, representantes da oposição já pensam em realizar um novo esforço para recolher assinaturas em 28 de setembro próximo. "A Coordenação Democrática está disposta a recolher assinaturas mais uma vez", declarou Asdrúbal Aguiar, porta-voz do movimento.
A Coordenação Democrática teria de convencer ao menos 20% dos 12 milhões de eleitores venezuelanos a assinar uma nova lista, pedindo a realização do referendo sobre a permanência de Chávez no poder. Segundo Henrique Salas, um dos líderes do movimento, é quase certo que o CNE não aceitará as assinaturas.
O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela apontou, em 25 de agosto, os novos membros de CNE. Eles tomaram posse em 27 de agosto último, mas seu status ainda é provisório.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Itália: Berlusconi diz que Mussolini era bondoso e nunca matou ninguém
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.