São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VATICANO

Papa deve permitir missa em latim para tradicionalistas

DA REDAÇÃO

O papa Bento 16 deve assinar um decreto para facilitar a celebração de missas em latim, a fim de acabar com a cisão dos católicos tradicionalistas da Sociedade São Pio 10, discípulos do monsenhor Marcel Léfebvre.
O papa está preparando um decreto "sobre as relações com os tradicionalistas", que pedem a liberação da celebração em latim, seguindo o chamado Rito de São Pio 5º ou tridentino.
O decreto será como um indulto, liberando essas celebrações do direito comum que rege a Igreja Católica. Os jornais italianos especulam que o papa publicará o decreto antes do Natal, ainda que parte da Cúria vaticana se oponha ao projeto.
O abandono das missas em latim depois do Concílio Vaticano 2º (1965) foi uma das causas da ruptura protagonizada pelos seguidores do bispo francês Marcel Lefebvre, excomungado pelo papa João Paulo 2º em 1988.
Lefebvre era contrário a boa parte das idéias consagradas no Concílio, como o ecumenismo, o princípio da liberdade religiosa e a substituição do rito tridentino.
João Paulo 2º autorizou a liturgia tridentina sob algumas condições, entre elas que seja autorizada pelo bispo da diocese em questão.
Lefebvre criou a Sociedade São Pio 10. Apesar de um acordo com o então cardeal Joseph Ratzinger, hoje papa, ele consagrou seus sucessores em 1987 sem a aprovação de João Paulo 2º, o que motivou sua excomunhão. Bento 16, crítico do que julga serem abusos da moderna, quer a reaproximação.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Bolívia: Morales reage a greve de motoristas com ato indígena
Próximo Texto: República Tcheca: Premiê renuncia após derrota no parlamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.