São Paulo, segunda, 12 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIÊNCIA
Lagartos migram pelo mar em troncos

RICARDO BONALUME NETO
especial para a Folha

Pelo menos 15 lagartos chegaram a uma ilha do Caribe por um meio fora do comum: uma balsa formada por árvores arrancadas de outra ilha por um furacão.
É a primeira vez que se observam animais terrestres de grande porte chegarem a uma ilha em uma população de tamanho suficiente para poder colonizá-la.
A chegada dessas iguanas verdes confirma um dos mecanismos que os biólogos propuseram para explicar a dispersão de espécies terrestres pela região do Caribe.
Uma população de lagartos, da espécie Iguana iguana, chegou à ilha de Anguilla em uma balsa de troncos e árvores logo depois de um furacão, em 1995.
"Esse é o primeiro relato de um grupo de vertebrados em balsas. No passado já houve alguns casos relatados de indivíduos isolados. O excitante agora é que se trata do relato de uma população", disse à Folha uma das três autoras do relato publicado na revista "Nature", a pesquisadora Ellen J. Censky, diretora do Museu Estadual de História Natural de Connecticut, da Universidade de Connecticut, leste dos EUA.
Nessas ilhas costumam existir duas espécies desse lagarto -a Iguana delicatissima e a Iguana iguana. Em geral, a ilha que tem uma não costuma ter a outra.
"A distribuição é muito sugestiva de competição, mas é possível que cada espécie tenha requerimentos específicos de habitat que excluem a outra", diz Censky.
Os percursos de dois furacões em 95, o Luís e o Marilyn, e a atual distribuição da iguana verde na região indicam que as invasoras provavelmente vieram da ilha de Guadalupe.
A última observação de uma das iguanas invasoras em Anguilla foi de uma fêmea em condição reprodutiva em março deste ano. Como na população da balsa havia tanto machos como fêmeas, é possível que o processo de colonização esteja avançando.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.