São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Armas do crime" estão disponíveis na rede

da Redação

Os sites mais populares da Internet foram alvo de uma ação cujo objetivo era impedir a capacidade de seus computadores funcionar devido a um problema conhecido como "denial of service" (recusa de serviço).
Um consultor de segurança em redes que mora na Alemanha, conhecido como Mixter, é o criador das "armas" tecnológicas do crime que possibilitaram o ataque. Leia trechos de sua entrevista por e-mail à Folha. (MS)

Folha - Qual é seu trabalho?
Mixter -
No momento não tenho emprego. Tenho recebido algumas boas ofertas de emprego e devo estar trabalhando em breve.

Folha - É verdade que você criou as ferramentas usadas nos ataques ao Yahoo e à Amazon, entre outros?
Mixter -
Eu criei o TFN (Tribal Flood Network) e TFN2, mas não criei o Trin00. Eu o achei interessante do ponto de vista tecnológico, mas também potencialmente poderoso de uma forma negativa. Publiquei uma versão do TFN em uma série de sites de segurança, para tornar a informação pública e gerar consciência sobre o tema

Folha - Não é perigoso disponibilizar esses programas?
Mixter -
Isso pode realmente ter efeitos negativos. Mas eu acredito na filosofia de segurança do "full disclosure", cujo conceito básico é tornar público qualquer vulnerabilidade o mais cedo possível, para que todas as pessoas tenham a chance de analisar e desenvolver medidas de combate. Assim como muitos entusiastas da segurança, acredito que essa informação deve ser publicada, para que as pessoas possam reagir.

Folha - O que esses ataques revelam sobre segurança na rede?
Mixter -
Eles não mostram que a segurança de eBay, Amazon, Yahoo, etc., tenha sido afetada. Infelizmente, esses sites podem ter perdido sua confiabilidade sem ter feito nada de errado. A segurança geral na rede é ruim, já que os que fizeram os ataques tiveram de "hackear" muitos sistemas -estamos falando de milhares- e instalar ferramentas de ataque distribuído para conseguir derrubar sites tão grandes.

Folha - Você acha que o FBI encontrará os responsáveis?
Mixter -
Se alguém tem os meios para isso, esse alguém é o governo dos EUA. Mas é muito difícil rastrear esses ataques. Tenho medo também de que o FBI utilize esse momento para lançar uma campanha de espionagem e vigilância. Sou totalmente contra essas medidas, porque sou a favor da privacidade. Não tenho simpatia pelos que fizeram o ataque, mas acho que o FBI não conseguirá afetá-los com escutas e vigilância. Essas ações iriam ferir a privacidade das pessoas inocentes.



Texto Anterior: Hackers navegam entre ética e estética
Próximo Texto: "Internet será mais segura no futuro"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.