UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Washington discute asilo para Saddam

DA REDAÇÃO

Os EUA estão desenvolvendo um plano para que o ditador iraquiano, Saddam Hussein, se asile em algum país -ainda a ser definido-, e a ONU precisaria desempenhar um papel para convencê-lo a aceitar a proposta, segundo o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell.
Powell disse que Washington está estudando como poderia ser concedido asilo a Saddam e a seus assessores mais próximos, incluindo "onde e com que tipo de proteção", mas não deixou claro que papel teria a ONU nesse planejamento.
Foi a mais clara declaração de uma autoridade americana sobre essa possibilidade, especulada há tempos. Washington vem incentivando Saddam a renunciar para evitar uma guerra liderada pelos EUA para desarmar o Iraque.
"Não estamos apenas discutindo isso, estamos em contato com vários países que expressaram interesse em transmitir ao regime iraquiano a mensagem de que chegou a hora, e uma forma de evitar muito sofrimento é a renúncia -de Saddam Hussein e de seus colaboradores", declarou Powell.
"Teríamos de retirar toda a infecção e dar seguimento ao processo de cura." A Jordânia defende o asilo para Saddam e 50 membros do governo de alto escalão.
"É algo que estamos estudando. Admitimos que é uma opção bem atraente", disse o secretário americano. "Evitaria uma série de problemas."


Com agências internacionais


Texto Anterior: Condoleezza Rice pressiona Blix a condenar Bagdá
Próximo Texto: EUA não rompem impasse na Otan
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.