São Paulo, quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Próximo Texto | Índice

SUCESSÃO NOS EUA / DISPUTA DEMOCRATA

Barack Obama acumula novas vitórias

Senador vence primárias da Virgínia e da capital do país e sai na frente em Maryland; McCain é vitorioso entre republicanos

Na Virgínia, pré-candidato negro foi o mais votado entre as mulheres brancas, segundo a NBC; Hillary perde outro conselheiro

SÉRGIO DÁVILA
DE WASHINGTON

O senador Barack Obama venceu ontem as primárias democratas no Estado da Virgínia e na capital do país, Washington D.C. (Distrito de Columbia). Também saiu na frente no Estado de Maryland.
Com 99% dos votos apurados na Virgínia, ele tinha 64%, contra 35% da rival no partido e também senadora Hillary Clinton. Na capital, com 89% apurados, ele tinha 76% contra 24% de Hillary. Em Maryland, apesar de apenas 22% dos votos estarem contados, Obama tinha 60% contra 37% da oponente e os meios de comunicação americanos projetavam sua terceira vitória ontem.
Segundo pesquisa de boca-de-urna da emissora NBC, o senador negro avançou no eleitorado branco da Virgínia, deixando sua concorrente, Hillary Clinton, em distante segundo lugar. Obama teve seis em cada dez votos de mulheres brancas, apurou a NBC.
Os dois candidatos empataram no eleitorado branco em geral, no melhor desempenho do senador negro nesse universo até hoje. Entre os eleitores democratas negros, o senador foi o escolhido por 90%.
Nas primárias, os eleitores elegem delegados que votarão em seus candidatos nas convenções nacionais dos partidos, que consagrarão os candidatos à eleição presidencial de 4 de novembro. As vitórias de Obama ontem se seguem às vitórias dele em outros quatro Estados que realizaram prévias no fim de semana passado.
No lado republicano, o ex-governador Mike Huckabee começou assustando o favorito John McCain, mas o senador acabou levando a Virgínia -tinha 50% a 41% do adversário, com 98% dos votos apurados. McCain também vencia na capital (67% a 17%) e estava na frente em Maryland.
Os dois Estados e Washington fizeram as chamadas "Primárias do Potomac", referência ao rio que banha a região. As próximas prévias ocorrerão no dia 19, em Wisconsin, e em 4 de março, quando votarão os Estados do Texas e Ohio. Hillary já estava ontem à noite no Texas, onde espera vencer com o voto da população latina.
As últimas vitórias de Obama provocaram crise na campanha de Hillary. Outro funcionário importante da ex-primeira-dama deixou a corrida ontem, dois dias depois de sua coordenadora ser substituída. Ligado à ex-número 1 Patti Solis Doyle, Mike Henry pediu demissão.
"Hillary tem de partir para o ataque agora", disse à CNN Donna Brazile, comentarista política democrata que trabalhou com os Clinton. "Agora, a estratégia é tudo ou nada."
Com as vitórias de ontem, McCain se consolida como o favorito de seu partido, e analistas acreditam que o ex-governador e ex-pastor batista pode usar seu saldo de delegados para negociar uma vaga na chapa do senador pelo Arizona.


Próximo Texto: Entrevista: "Ohio será teste decisivo para Hillary"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.