São Paulo, quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senadores democratas dão vitória a Bush

DA REDAÇÃO

Apesar da maioria democrata, o Senado americano deu ontem uma vitória à Casa Branca ao votar projetos que confirmam os poderes do presidente para ordenar ações de espionagem dentro dos EUA. Os projetos dão proteção legal a empresas telefônicas que cooperam com o programa doméstico de escutas sem prévia autorização judicial do governo George W. Bush, implementado após o 11 de Setembro.
Ao votar a renovação da autorização para o programa de escutas -lançado clandestinamente por Bush e revelado pelo "New York Times" no final de 2005-, o Senado rejeitou emendas propostas pela Câmara que, entre outras restrições, limitariam a imunidade das companhias de telefonia. Além disso, aprovou, por 69 votos a 29, o fim dos debates sobre o tema. Há hoje cerca de 40 processos contra telefônicas por cumplicidade no programa.

Hillary e Obama
Dos 50 senadores da oposição democrata (contra 49 republicanos e 1 independente), 21 votaram com a Casa Branca. Os senadores Hillary Clinton e Barack Obama, pré-candidatos democratas à Presidência, não votaram no caso do projeto principal. Obama votou contra encerrar o debate. O pré-candidato republicano John McCain votou a favor nos dois casos. O projeto ainda voltará à Câmara.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Americanas
Próximo Texto: Conflito no Quênia: Annan diz que votos não serão recontados e prevê acordo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.