São Paulo, quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia diz que Kosovo seria quebra da lei internacional

DA REDAÇÃO

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, disse ontem em Genebra que uma independência unilateral de Kosovo representaria "uma violação às leis internacionais e uma ameaça à segurança da Europa".
A declaração se enquadra nos tensos preparativos para que aquela Província sérvia, com 90% da população de étnicos albaneses, se transforme domingo em Estado soberano, com o apoio dos Estados Unidos e parte da União Européia.
A Rússia tem dois motivos para se opor à iniciativa. Há a solidariedade histórica aos povos eslávicos, como a Sérvia, que teria seu território desmembrado. E há também o precedente do qual territórios como o da Tchetchênia podem se aproveitar para reivindicar a independência.
Atribui-se a Moscou o plano de impedir que Kosovo seja reconhecido pela ONU. Os russos têm poder de veto no Conselho de Segurança, onde o embaixador russo, Vitaly Churkin, disse ontem que apoiaria a proposta sérvia de convocar reunião de emergência do colegiado.
Em Belgrado, o governo sérvio discute em sigilo medidas de retaliação contra países que reconheçam a independência de sua Província. A Associated Press diz que o plano inclui a redução do estatuto das relações diplomáticas -sem embaixadores, por exemplo- e ações em cortes internacionais.
Existe ainda a possibilidade de um bloqueio a Kosovo, de modo a impedir que trabalhadores kosovares possam entrar na Sérvia. A minoria sérvia de Kosovo também seria instada a rejeitar abertamente a independência, o que caracterizaria uma cisão daquele território.
Na União Européia a solução independentista é rejeitada pela Espanha, que teme o precedente para bascos e catalães.
Chipre tem a mesma lógica, em razão do setor da ilha ocupado por etnicamente turcos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Campanha divide espaço com medo do terror
Próximo Texto: Dinamarca: Complô mataria autor de charge de Maomé
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.