São Paulo, quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Índice

BOLÍVIA

Morales declara "desastre nacional" por inundações

DA REDAÇÃO

O governo da Bolívia declarou estado de "desastre nacional" no país por conta das enchentes que já deixaram 51 mortos e quase 50 mil famílias desabrigadas.
A decisão permitirá a municípios e governos regionais modificar orçamentos e facilitar compras para atender os atingidos. Dos nove departamentos, só Pando, na fronteira com o Acre, está fora da medida.
Trinidad, a cidade mais populosa do departamento amazônico de Beni, com 300 mil habitantes, está em alerta e há plano para retirada de moradores. Há risco de rompimento de um dique nos arreadores. Helicópteros brasileiros ajudam nos trabalhos no local.
O escritório da ONU na Bolívia avalia que as chuvas no país já são mais fortes do que as de 2007, tidas como causadoras das piores enchentes em 30 anos.
No final de semana, o presidente Evo Morales pediu uma trégua de 60 dias à oposição -que governa seis dos nove departamentos- para lidar com as inundações.
O apelo não teve apoio em bloco. Na semana passada, os oposicionistas deram um ultimato ao presidente e apresentaram uma lista de demandas paras serem atendidas até amanhã.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Argentina troca comida por petróleo da Venezuela
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.