São Paulo, terça-feira, 13 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE

Presidente enfrenta escândalo

Paraguai prepara reforma ministerial

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente do Paraguai, Luis González Macchi, pediu ontem a renúncia coletiva de seu gabinete para preparar uma reforma ministerial nesta semana. Ele enfrenta uma grave crise política que ameaça seu mandato, previsto para acabar em agosto de 2003.
Na semana passada, três ministros já haviam deixado o governo. Macchi enfrenta escândalos de corrupção e uma crise econômica, o que fez com que seu índice de aprovação entre os paraguaios caísse abaixo de 10%, segundo as últimas pesquisas.
Macchi afirmou que fará o anúncio do novo gabinete na quinta-feira. Ontem ele anunciou um plano econômico de emergência, com 40 pontos.
A crise política foi acirrada com a revelação de que o carro oficial de Macchi, um BMW 528i, pode ter sido roubado em um país vizinho. A denúncia aconteceu em meio a uma campanha do governo para legalizar e registrar os 600 mil carros do Paraguai, dos quais 360 mil seriam roubados, de acordo com a polícia.
"O presidente está por um fio", afirmou o analista político Carlos Martini. "Se ele não cair é somente porque está sendo apoiado pelos EUA e pelo Mercosul, que prefere mantê-lo no poder por falta de alternativas", avaliou ele.
O Paraguai é o país mais instável do Mercosul, bloco econômico composto também por Brasil, Argentina e Uruguai.
O próprio Macchi assumiu o governo em março de 1999, quando era presidente do Senado, após a renúncia do então presidente, Raúl Cubas, acusado de matar seu vice, Luis María Argaña.
A legitimidade do mandato de Macchi foi colocada em dúvida no ano passado, após a eleição, pelo voto popular, de Julio César Franco, do Partido Liberal Radical Autêntico, para o cargo de vice-presidente.
Franco, que na semana passada se disse "pronto" para assumir a Presidência, afirmou ontem que vem recebendo ameaças de morte anônimas.


Texto Anterior: Justiça: Peru revê liberação de embaixada
Próximo Texto: Multimídia: Para jornais, futuro vai definir papel de Marcos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.