São Paulo, domingo, 13 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRIME

Em sua fuga, Brian Nichols, acusado de estupro, pode ter assassinado ontem um policial para roubar sua arma

Preso em Atlanta o réu que matou o juiz e mais dois em tribunal

DA REDAÇÃO

Numa perseguição que envolveu centenas de agentes em vários Estados americanos, a polícia de Atlanta (Geórgia) prendeu ontem Brian Nichols, 33, que anteontem, momentos antes de ser julgado por estupro, fugiu após roubar a arma de um guarda do tribunal e matar o juiz, um subdelegado e a estenógrafa da corte.
Nichols foi encontrado num conjunto de apartamentos da região norte de Atlanta. Ele foi cercado e se rendeu sem resistência, embora tivesse uma mulher não-identificada como refém.
Sua localização foi permitida por um quarto homicídio que aparentemente ele também cometeu. Em busca de uma nova arma, ele teria assassinado um guarda alfandegário, David Wilhelm, cujo corpo foi encontrado ontem pela manhã. A arma do policial desaparecera da picape Chevrolet 1994 que o transportava.
O chefe da polícia do Condado de Fulton, Richard Pennington, confirmou às 14h30, hora de Brasília, que Nichols já estava sob custódia e sendo interrogado.
Sua prisão se deu por uma equipe do FBI, a polícia federal americana, a primeira a chegar ao subúrbio de Duluth, onde o quádruplo homicida estava escondido.
Quando o apartamento foi cercado, e um vulto apareceu na janela, o agente do FBI acreditou que se tratasse de um refém.
O episódio foi objeto de disputa entre CNN e Fox, canais de jornalismo. A CNN foi mais ágil ao descobrir que, ao contrário do que se pensava, Nichols não fugira do tribunal no carro de um jornalista que teria roubado. É provável que ele tenha pego um ônibus.
Segundo um vídeo da segurança, ao deixar o local dos primeiros crimes, ele andava a passos lentos, vestido com uma jaqueta negra e sem camiseta por baixo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oriente Médio: Hamas disputará eleição legislativa
Próximo Texto: Panorâmica - EUA: Homem atira em 4 em convenção e se mata
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.