São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAQUISTÃO

Para afastar juiz, Musharraf pode ceder poderes

DO "FINANCIAL TIMES"

O presidente do Paquistão, ditador Pervez Musharraf, ofereceu à oposição abrir mão de seu poder de dissolver o Parlamento caso ela desista de pressionar pelo retorno do juiz Iftikhar Chaudhry à presidência da Corte Suprema.
A decisão de tentar reconduzir Chaudhry ao posto foi tomada após aliança entre os dois principais partidos vencedores das eleições de fevereiro -o PPP, da ex-premiê assassinada Benazir Bhutto, e a Liga Muçulmana do Paquistão liderada pelo também ex-premiê Nawaz Sharif. Chaudhry, que se opõe ao regime ditatorial paquistanês, foi destituído por Musharraf em novembro de 2007, pouco antes de a Corte Suprema julgar a legalidade da candidatura de Musharraf à reeleição. O ditador receava que o tribunal o impedisse de concorrer, dado que ele ocupava então o posto de chefe do Exército.
Segundo oposicionistas, Musharraf -que foi reeleito- teme que Chaudhry anule sua eleição.


Texto Anterior: Timor Leste: Ramos-Horta revela nome de quem o alvejou
Próximo Texto: EUA: Casa Branca nega divergência por renúncia de almirante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.