São Paulo, sexta-feira, 13 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGREJA
Papa lava e beija os pés de 12 padres em cerimônia

João Paulo 2º inicia celebrações da Semana Santa no Vaticano

DA REUTERS

Aparentando cansaço, o papa João Paulo 2º participou ontem de celebrações da Semana Santa com uma cerimônia na qual lavou e beijou os pés de 12 padres.
O ritual relembra o gesto de Jesus Cristo perante seus apóstolos na noite que antecedeu sua morte.
João Paulo 2º, 80, pareceu bastante fragilizado ao caminhar lentamente em direção à Basílica de São João, onde participou de uma missa.
Durante a cerimônia, o líder da Igreja Católica afirmou que Cristo instituiu o sacerdócio para servir ao próximo. "A lavagem dos pés é um ato que exemplifica o amor em servir ao próximo. Nesse gesto de humildade, a igreja percebe a consequência natural de toda celebração eucarística", disse.
Hoje, o papa deve participar de mais três cerimônias. Pela manhã, ouvirá a confissão de fiéis na Praça de São Pedro, o que faz uma vez por ano.
À tarde, João Paulo 2º estará na celebração da Paixão de Cristo. À noite, assistirá à encenação da Via Crucis, que acontece em torno do Coliseu, em Roma. Pela primeira vez em 23 anos de pontificado, ele não caminhará com a procissão.


Texto Anterior: Tensão racial: Cincinnati impõe toque de recolher
Próximo Texto: EUA: Execução do autor do atentado de Oklahoma será transmitida por TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.