São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 2002

Texto Anterior | Índice

PANORÂMICA

REINO UNIDO

Morre britânica que lutou por eutanásia
Diane Pretty, que recentemente havia travado uma malsucedida batalha nas cortes do Reino Unido e da União Européia para ter permissão de pôr fim a sua vida com o auxílio do marido, morreu no sábado, aos 43 anos, em um hospital na região central da Inglaterra.
Pretty sofria de esclerose em fase terminal e vinha apresentando dificuldades para respirar. Sua batalha legal reacendeu o debate sobre a eutanásia no Reino Unido e na Europa.

ÁFRICA

Igreja fala em massacre de 470 no Sudão
Rebeldes ugandenses da Resistência Armada do Senhor (grupo extremista cristão) mataram mais de 470 civis no sudeste do Sudão numa onda de violência desencadeada no início deste mês, disse a Misna, a agência de notícias dos missionários da Igreja Católica.
A Misna disse ainda que o governo do Sudão havia dado permissão às Forças Armadas de Uganda para que fizessem operações contra os rebeldes na área até 18 de maio.

ÍNDIA

Acidente de trem mata 12 e fere 70
Pelo menos 12 pessoas morreram e 70 ficaram feridas em um descarrilamento ocorrido ontem, na Índia. Autoridades suspeitam de sabotagem.
"Placas que haviam sido removidas dos trilhos foram apresentadas à polícia local", afirmou Nitish Kumar, ministro do Transporte Ferroviário.
O acidente ocorreu próximo a uma vila no Estado de Uttar Pradesh, no norte do país, e 13 dos 24 vagões do trem saíram dos trilhos.

ARMAS

Rússia pode retomar testes nucleares
A Rússia pode retomar seus testes nucleares, suspendendo a moratória firmada no final dos anos 90, disse ontem o "The New York Times", citando fontes da inteligência americana. O presidente norte-americano, George W. Bush, e seu colega russo, Vladimir Putin, se reunirão ainda neste mês para assinar um acordo de redução das armas nucleares estratégicas de ambos os países, cujos detalhes estão sendo finalizados.



Texto Anterior: Europa: Blair e Schröder pedem união de democratas contra extremistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.