São Paulo, quarta, 13 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRIME ORGANIZADO
Máfia russa atua no Brasil

da Redação

O Brasil transformou-se em um dos países onde é forte a presença da máfia russa, em especial no tráfico de drogas.
A denúncia foi feita pelo general Rosso José Serrano, chefe da Polícia Nacional da Colômbia (principal produtor mundial de cocaína), em recente seminário interamericano realizado na Costa Rica.
Serrano afirmou que "foi detectada uma forte presença da máfia russa em todo o continente americano, mas especialmente no Caribe, na Flórida (EUA), na Colômbia e no Brasil".
De acordo com um balanço, referente a 1997, que o Departamento de Estado norte-americano fez sobre o controle de narcóticos na América Latina, o "Brasil continua sendo um país de trânsito para drogas ilícitas embarcadas para os EUA e para a Europa".
Segundo o relatório, "as rígidas leis brasileiras sobre segredo bancário e sua rede financeira extremamente desenvolvida tornam o país um campo fértil para atividades de lavagem de dinheiro".
O documento norte-americano afirma que a região amazônica foi transformada "em ponte aérea usada pelos aviões dos traficantes de narcóticos" e que "uma extensa rede de transporte fluvial leva drogas para portos no Atlântico, para embarques externos".
Como consequência do aumento da atividade dos traficantes, os EUA estão insistindo em internacionalizar o combate ao narcotráfico e à lavagem do dinheiro resultante dessas operações.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.