São Paulo, quarta, 13 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guitarrista ajudava vítimas de câncer

de Tóquio

O X Japan, grupo de rock do guitarrista suicida Hideto Matsumoto, tocava músicas consideradas "pesadas", mas também compunha baladas românticas.
Por essa razão, e também por ter sido criado há 11 anos, possuía fãs de diversas faixas etárias e gostos distintos.
O guitarrista Hide, que se matou, era especialmente admirado por características pessoais. Foi o primeiro artista japonês a se maquiar e criou moda ao arrepiar e pintar seus cabelos de vermelho e de amarelo.
Apesar de seu "look" rebelde, Matsumoto era visto com simpatia pela mídia e por alguns pais conservadores, por promover doações e campanhas de ajuda às vítimas de câncer nos ossos. Seu suicídio chocou os japoneses justamente porque contrasta com essas campanhas feitas em vida.
Os cinco integrantes do X Japan, considerados veteranos do rock, se separaram em setembro passado. Eles se reuniram excepcionalmente em dezembro, num especial de final de ano. Foi a última exibição do grupo. (MA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.