São Paulo, domingo, 13 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUEM É

Mamdani oferece visão africana do terrorismo

DA REDAÇÃO

Nascido em Campala, em Uganda, Mahmood Mamdani, 57, diretor do Instituto de Estudos Africanos da Universidade Columbia (Nova York), é um africano de origem indiana que oferece a seus leitores uma interpretação africana do terrorismo contemporâneo.
"Good Muslim, Bad Muslim: America, the Cold War and the Origins of Terror" (bom muçulmano, mau muçulmano: América, a Guerra Fria e as origens do terror) analisa o que tem ocorrido no mundo nas últimas décadas em relação à política externa dos EUA e à sua influência na formação dos grupos terroristas atuais.
Mamdani busca pôr fim à percepção "ocidental" da existência de "bons muçulmanos" (ocidentalizados e seculares) e de "maus muçulmanos" (primitivos e fanáticos), salientando que o islã não é uma religião baseada num projeto político.
Concentrando-se nas razões pelas quais o islã se tornou politizado, ele mostra como, após a Guerra do Vietnã, nos anos 70 e 80, a ajuda dos EUA a líderes terroristas da África, da América Latina e da Ásia, que tinha como objetivo combater a propagação da influência soviética nessas regiões, acabou servindo de base para o advento do terrorismo atual.
Mamdani sugere que a análise política ocidental do islã seja distorcida e que isso continue a influenciar perigosamente as atividades relacionadas a países e a grupos muçulmanos. (MSM)


Texto Anterior: Guerra ao terror: Especialista liga Reagan ao terror atual
Próximo Texto: EUA não investem na ajuda como prevenção ao terror, diz relatório
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.