São Paulo, sexta-feira, 13 de julho de 2007

Texto Anterior | Índice

Explosões desabastecem indústrias mexicanas

DA REDAÇÃO

Mais de mil indústrias de quatro Estados do centro do México paralisaram sua produção por falta de abastecimento de gás natural, causado pelas explosões de dutos da estatal mexicana Pemex na última terça-feira, informou ontem o secretário nacional da Câmara Nacional da Indústria e Transformação (Cancintra) do país.
Os ataques, reivindicados pelo Exército Popular Revolucionário, levaram à perda de milhares de dólares por dia pelas empresas na região. O grupo acusa o governo Felipe Calderón -que venceu seu opositor de esquerda por margem estreita em 2006- de ilegítimo.
Segundo um comunicado da Cancintra, as grandes e médias empresas registram perdas de US$ 4,6 milhões a US$ 9,2 milhões por dia desde os ataques, que forçaram a Pemex a fechar o oleoduto que leva petróleo a uma refinaria do país.
A suspensão de produção de gasolina e diesel na refinaria ocorre em um momento em que o consumo interno tem aumentado, obrigando o governo mexicano a importar uma quantidade recorde de gasolina. Em maio, o México importou 320 mil barris de gasolina por dia, contra 180 mil no mesmo período do ano passado.
De acordo com a Pemex, o abastecimento voltará ao normal "assim que possível".
Além do problema de abastecimento, segundo analistas, as explosões devem acentuar a presença do Exército nas estradas e a militarização do país.


Com agências internacionais e "Financial Times"


Texto Anterior: Equador investiga negócios da Petrobras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.