UOL


São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA endossam ação que matou dois jornalistas

DA REUTERS

Uma investigação do Comando Central Americano (Centcom) concluiu que as forças americanas agiram "de forma apropriada" ao dispararem tiros de tanque contra um hotel que hospedava jornalistas estrangeiros em Bagdá. Dois cinegrafistas -um ucraniano da Reuters e um espanhol da TV Telecinco- foram mortos no incidente em 8 de abril, véspera da tomada de Bagdá.
"Eles (os soldados) participavam de uma luta intensa e agiram de acordo com as regras de combate", disse um militar que pediu anonimato, citando o relatório que seria divulgado ontem.
Segundo o Centcom, os soldados dos EUA interceptaram mensagens de rádio iraquianas indicando que eram observados por um sentinela no hotel e, com isso, se tornaram alvo de uma intensa artilharia.
Os soldados envolvidos disseram que os primeiros disparos vieram do hotel, mas os jornalistas presentes contestaram essa versão.


Texto Anterior: Iraque ocupado: EUA capturam general de Saddam
Próximo Texto: Jogos patrióticos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.