São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fora há 18 anos, EUA decidem voltar à Unesco

DA ASSOCIATED PRESS

O presidente dos EUA, George W. Bush, disse ontem que os EUA voltarão a fazer parte da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) após 18 anos.
"Como símbolo de nosso compromisso para com a dignidade humana, os EUA vão retornar à Unesco", disse Bush à Assembléia Geral da ONU. "Essa organização foi reformada e os EUA participarão integralmente de sua missão de promover os direitos humanos, a tolerância e a educação."
Os EUA saíram da Unesco em dezembro de 1984, durante o governo de Ronald Reagan (1981-1989), alegando que a organização era excessivamente burocrática e política. Os EUA forneciam então cerca de 25% da verba da Unesco.
Fred Eckhard, porta-voz do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, elogiou a decisão dos EUA. "Ter um país do tamanho dos EUA, com os recursos dos EUA, vai energizar a Unesco", disse.
A organização foi criada em 1946 para combater a intolerância e o racismo e tem sede em Paris.


Texto Anterior: Brasil defende solução pela via diplomática
Próximo Texto: Diplomacia: Brasileiro assume cargo na ONU
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.