São Paulo, domingo, 13 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cenário para eleição de março ainda é incerto

DE BUENOS AIRES

A eleição presidencial argentina de março se aproxima e, ao contrário do que se esperava, o cenário político no país parece cada vez mais indefinido.
A duas semanas do término do prazo para inscrições, nenhum dos presidenciáveis definiu o candidato a vice que o acompanhará na disputa. Além disso, a apenas cinco meses da eleição, nenhum dos grandes partidos do país conseguiu formar alianças para aumentar suas chances.
O maior fator de incertezas, porém, é que a própria fórmula para a escolha dos candidatos que representarão os partidos nas eleições ainda não foi definida. Uma primeira fórmula foi estabelecida pelo presidente Eduardo Duhalde em julho, mas, no final de agosto, foi alterada por determinação judicial. A Justiça voltou a declarar que essas regras eram inconstitucionais na semana passada.
A juíza federal Maria Servini de Cubría, autora da sentença, considerou que os próprios partidos, e não Duhalde, tinham o direito de estabelecer como seriam as eleições prévias para a escolha dos candidatos. Por isso, ela determinou que cada partido criasse sua própria fórmula, o que deve acontecer ainda nesta semana.
A expectativa é que os dois principais partidos do país -o Partido Justicialista e a União Cívica Radical- mantenham as regras estabelecidas por Duhalde e realizem no dia 15 de dezembro uma eleição para a escolha dos candidatos em que poderão votar seus próprios filiados e os eleitores que não militam em nenhum partido.
Depois de confirmadas essas regras, espera-se que os peronistas Adolfo Rodríguez Saá e Néstor Kirchner -dois dos pré-candidatos peronistas que encabeçam as pesquisas de intenção de voto- definam se vão concorrer pelo partido ou se fundarão outra legenda para tentar chegar à Presidência. (JS)


Texto Anterior: América Latina: Adolfo Saá tenta campanha popular na Argentina
Próximo Texto: Panorâmica - Paquistão: Eleição foi irregular, dizem observadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.