São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apuração traz vocabulário obscuro

DO ENVIADO ESPECIAL

Acompanhar a jornada da primeira recontagem manual no último fim-de-semana em West Palm Beach serviu para ver a democracia (como querem os democratas) ou a burocracia (como defendem os republicanos) funcionando ali, ao vivo, através dos vidros de um aquário.
Foi onde ficaram durante nove horas os três membros do comitê eleitoral da cidade, mais um representante democrata, um republicano e 17 funcionários. Estes contavam as cédulas, separavam as que tinham mais de um ou nenhum voto e passavam ao trio.
Então, cada um examinava a cédula atentamente, passava para o outro e os três, juntos, chegavam à conclusão. Se para Al Gore, ia para a pilha democrata. Se para George W. Bush, para a republicana. Se um dos dois representantes dos partidos gritasse "objeção!" (e como eles gritavam), ia para a pilha das dúvidas.
Foi durante esta jornada que o mundo se familiarizou com termos tão obscuros quanto "chad", "cédula borboleta", "método luz do sol" e "método dos cantos". Explica-se:
-"chad" é o termo usado para o papelzinho que cai da cédula depois de perfurada (sim, existe uma palavra inglesa para isso);
-"cédula borboleta" é o formato causador da polêmica, em que cada lista de candidatos vem de um lado ("asa") do papel;
-"método luz do sol" é o que o comitê usou no começo para determinar a intenção do eleitor; valia se a luz passasse por um dos buracos, mesmo se este ainda tivesse o "chad" pendurado;
-"método dos cantos" foi o usado no final, por estar previsto na lei; assim, se um ou dois dos cantos do "chad" estivesse pendurado, o voto era considerado válido; se três cantos, inválido.
Há ainda uma subvariação, o "chad grávido". Ou seja, o "chad" com seus quatro cantos presos à cédula, mas está arqueado, com uma "barriguinha", significando que o eleitor tentou perfurá-lo. Não conta. (SD)

Texto Anterior: Impasse no império: Palm Beach amplia recontagem manual
Próximo Texto: Votos em trânsito chegam sexta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.