São Paulo, sábado, 13 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA dizem ter controle sobre 80% de Fallujah

DA REDAÇÃO

A megaoperação lançada pelos Estados Unidos em Fallujah para eliminar o principal foco da resistência iraquiana prosseguiu ontem com combates nas zonas sul e noroeste da cidade.
O general americano Thomas Sattler disse que, após quatro dias de uma operação envolvendo de 10 mil a 15 mil soldados, as forças americanas e iraquianas controlam 80% de Fallujah. Ele ressalvou, porém, que mesmo nessas áreas ainda há "serviço" a ser feito.
Os militares americanos dizem que 22 soldados dos EUA e 5 do Iraque morreram desde segunda-feira. Mais de 600 insurgentes foram mortos, segundo os americanos, e outros 150 foram feitos prisioneiros. Destes, por volta de 10% seriam estrangeiros (dez teriam vindo do Irã).
O Crescente Vermelho (versão islâmica da Cruz Vermelha) iraquiano descreveu as condições na cidade como desastrosas e pediu que seja autorizado o envio de comida e remédios, já que está havendo um aumento nos casos de tifo. "Não há água. As pessoas estão bebendo água suja. Crianças estão morrendo", disse Rasoul Ibrahim, que está num campo de refugiados a 20 km da cidade.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque sob tutela: Ações da insurgência crescem no norte
Próximo Texto: Itália: Procuradora pede 8 anos de prisão para Berlusconi por suborno a juízes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.