São Paulo, sábado, 13 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Para Ashcroft, juízes que defendem tratados globais põem segurança em risco

DA ASSOCIATED PRESS

John Ashcroft, secretário demissionário da Justiça dos EUA, acusou ontem juízes federais de "porem em risco a segurança" do país ao contestarem juridicamente decisões tomadas pelo presidente George W. Bush.
Representante na administração Bush de grupos religiosos dos Estados do Sul, ele criticou "uma tendência profundamente negativa" dos juízes, ao forçarem Bush a se enquadrar em acordos internacionais dos quais os EUA são signatários.
Isso "prejudica a autoridade constitucional do presidente para tomar decisões em tempos de guerra". Em discurso na Federalist Society, entidade de advogados conservadores, Ashcroft não mencionou caso específico.
Mas está em pauta o recurso do governo à sentença do juiz James Robertson, para quem as Convenções de Genebra, sobre prisioneiros de guerra, devem ser aplicadas no caso de Salim Ahmed Hamdan, supostamente o motorista de Osama bin Laden, detido com 600 outros supostos ou reais integrantes da Al Qaeda no campo de prisioneiros de Guantánamo, em Cuba.


Texto Anterior: Itália: Procuradora pede 8 anos de prisão para Berlusconi por suborno a juízes
Próximo Texto: Panorâmica - Missão no Haiti: Premiê diz que pedirá prisão de Aristide
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.