São Paulo, sexta-feira, 13 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Prefeito e vereadores chegam a acordo sobre projeto de lei mais severo

Nova York deve proibir fumo em bar

DA ASSOCIATED PRESS

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, e a Câmara dos Vereadores nova-iorquina chegaram a um acordo sobre um projeto de lei que proíbe o fumo em quase todos os bares, restaurantes e locais de trabalho da cidade.
A lei municipal atual proíbe o fumo em restaurantes com mais de 35 lugares, mas não em bares ou em bares de restaurantes. O projeto estende a proibição a praticamente todos os bares e restaurantes e a todos os escritórios, boliches e bingos. No total, cerca de 13 mil estabelecimentos devem ser cobertos pela nova lei.
A lei deve ser aprovada dia 18, apesar da oposição de fumantes e donos de bares, segundo os quais ela restringirá seus direitos e prejudicará o turismo.
Mas Bloomberg, um ex-fumante, disse que o essencial é proteger a vida de trabalhadores. "Por causa dessa lei, cerca de mil pessoas por ano que morreriam em decorrência do fumo passivo não vão morrer", afirmou. "Restringir o fumo nos locais de trabalho, que incluem bares e restaurantes, é uma idéia cuja hora chegou."
Só será permitido fumar em seções de fumantes de cafés ao ar livre, bares que construírem salas com ventilação especial e nas quais funcionários não precisem entrar, clubes privados, áreas para fumantes de asilos de idosos e estabelecimentos semelhantes e bares de charutos já existentes.
Também anteontem, a Comissão de Saúde de Boston expandiu sua lei de proibição ao fumo para incluir 700 novos locais de trabalho, incluindo bares, casas noturnas e bares de restaurantes. Quando ela entrar em vigor, em 5 de maio, só será permitido acender cigarros em Boston dentro de casa, em quartos de hotéis e em alguns "cigar bars" (bares de venda e fumo de charutos).
"O fumo passivo é uma realidade", disse o presidente da Comissão de Saúde de Boston, David Mulligan. "Pessoas têm câncer por isso. Quem trabalha nesses ambientes é exposto 40 horas por semana a esse produto."
A maior parte dos Estados e muitos municípios americanos têm leis que restringem o fumo em lugares públicos, mas as proibições em Nova York e Boston estarão entre as mais severas.


Texto Anterior: Revitalização de NY: Prefeito propõe plano de US$ 10,6 bi para sul da ilha
Próximo Texto: Europa: Ampliação e Turquia inquietam países da UE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.