São Paulo, sexta-feira, 13 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA

Chipre também é problema

Ampliação e Turquia inquietam países da UE

DA REDAÇÃO

Líderes políticos dos 15 países-membros da União Européia (UE) protagonizaram ontem difíceis negociações em Copenhague, na Dinamarca, para tentar superar as últimas desavenças relacionadas à histórica expansão do bloco para o leste do continente, que porá fim a um dos últimos resquícios da Guerra Fria.
Os participantes da cúpula da UE também definiram uma resposta ao pedido da Turquia de começar a negociar sua entrada no bloco. Apesar da pressão dos EUA, os europeus não aceitaram começar as negociações em 2003, como Ancara queria.
Segundo o premiê dinamarquês, Anders Fogh Rasmussen, a UE decidirá em dezembro de 2004 se a Turquia poderá começar a negociar com o bloco.
Também houve reuniões para debater a questão de Chipre, ilha dividida entre os habitantes de origem grega e os de origem turca há 28 anos. Porém as esperanças de que uma solução fosse encontrada diminuíram bastante porque Rauf Denktash, líder cipriota turco, não pôde ir à Dinamarca.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Saúde: Nova York deve proibir fumo em bar
Próximo Texto: Ásia: Coréia do Norte reativará usina nuclear
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.