São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ZIMBÁBUE

MDC desiste de participar do governo

DA REDAÇÃO

O Movimento pela Mudança Democrática (MDC), partido de oposição no Zimbábue, comunicou ontem que não fará parte do governo de unidade do ditador Robert Mugabe, em meio a uma crise política, econômica e humanitária no país.
O MDC havia acordado com Mugabe em setembro a participação no gabinete, mas nunca se definiram em quais ministérios. No comunicado, o partido diz que "não participará do governo até que haja acordo na igualdade de alocação de ministérios e governos provinciais e na composição de um Conselho de Segurança Nacional".
O MDC também pediu o fim da mediação do ex-presidente sul-africano Thabo Mbeki, alegando "partidarismo e falta de objetividade".
O Zimbábue, governado por Mugabe há 28 anos, vive uma epidemia de cólera que já matou 800 pessoas. Tem também a maior inflação do mundo e uma taxa de desemprego de 80%. Nas últimas semanas, líderes do mundo inteiro pediram o afastamento de Mugabe, no poder desde 1980.


Texto Anterior: Guerra sem fim: EUA dizem que Irã parou de municiar insurgência no Iraque
Próximo Texto: Equador anuncia moratória de parte da dívida externa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.