São Paulo, Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europa deve estimular imigração, diz ONU

NATHALIE DUBOIS
do "Libération"

Ao ritmo em que a Europa está envelhecendo, ela precisaria de quase 160 milhões de trabalhadores imigrantes até o ano 2025. E a França, que hoje recebe cerca de 100 mil imigrantes por ano, precisaria multiplicar esse contingente por 7,6 nos próximos cem anos.
São essas algumas das cifras espantosas citadas no relatório preliminar da Divisão de População da ONU, divulgado nesta semana em Nova York.
Segundo um de seus autores, o demógrafo francês Joseph-Alfred Grinblat, "é totalmente irrealista, evidentemente, imaginar que seria possível evitar o envelhecimento da população por meio da imigração. Nosso objetivo é mostrar que, apesar disso, as coisas não podem continuar como estão. Será preciso mudar as regras do jogo. Nós nos limitamos a dar os parâmetros para as decisões que cabem aos políticos".
As estatísticas divulgadas pela ONU não são novas. Seu mérito é ilustrar, num horizonte de 25 anos, o desafio econômico e social colocado pela evolução demográfica dos países industrializados.
Na União Européia, o envelhecimento da população causa problemas. Se continuar evoluindo no ritmo atual, em 2025 terá 5 milhões de habitantes menos do que tem hoje; em 2050, 40 milhões a menos, diz Grinblat.
A proporção entre ativos e inativos, hoje em cerca de quatro a cinco trabalhadores por cada aposentado, vai cair pela metade nos próximos 25 anos.
Assim, os demógrafos da ONU concluem que, apenas para manter sua população economicamente ativa no nível que apresentava em 1995, a Europa terá de receber 24 milhões de imigrantes até o ano 2025. Se o objetivo for preservar o equilíbrio atual entre ativos e inativos, a necessidade de mão-de-obra estrangeira sobe para quase 160 milhões de pessoas.


Tradução de Clara Allain



Texto Anterior: Demografia: População dos EUA vai mais que dobrar até o ano 2100, diz Censo
Próximo Texto: Guerra na Tchetchênia: Rússia é acusada de crimes de guerra
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.