São Paulo, Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEMOGRAFIA
De 273 milhões de pessoas, EUA chegarão a 571 milhões
População dos EUA vai mais que dobrar até o ano 2100, diz Censo

MALU GASPAR
de Nova York

A população dos EUA deverá ficar cada vez mais "latinizada" no próximo século, enquanto o número de habitantes do país deve mais que dobrar nos próximos cem anos, passando dos 273 milhões de hoje a 571 milhões.
A população hispânica, segundo projeção do Censo dos EUA, irá sextuplicar, compondo um terço dos americanos.
Hispânicos, nos EUA, são todas as pessoas com ascendência latino-americana, sem distinção de cor. Eles atingirão o status de "principal minoria populacional dos EUA" já por volta do ano 2005, quando serão cerca de 13% da população, empatando com os negros.
Outro grupo populacional que deve quintuplicar nos próximos cem anos é o dos asiáticos. Dos atuais 11 milhões de pessoas, eles deverão passar a 55 milhões.
"As populações hispânicas e asiáticas crescem muito devido às altas taxas de natalidade e de imigração", afirmou o demógrafo Tammany Mulder, do Censo dos EUA, durante o anúncio dos números. "Hispânicos geralmente têm altos índices de fertilidade, e os asiáticos, grandes fluxos migratórios."
Em 1999, segundo os dados do Censo, cada mulher hispânica tinha, em média, 2,9 filhos, enquanto entre as mulheres brancas não-hispânicas essa taxa era de 1,8 e, entre os negros, de 2,1.
Enquanto isso, a população branca crescerá apenas 9%, encolhendo dos atuais 73% do total da população para cerca de 50% no ano 2100.
A projeção para o próximo século, a primeira feita pelo Censo dos EUA, mostra também um aumento considerável da população idosa (acima de 65 anos).
No ano 2100, mais de 131 milhões de americanos, cerca de 22% da população, terão mais de 65 anos. Atualmente, 35 milhões de pessoas, ou 12% da população, têm mais de 65 anos.


Texto Anterior: Justiça: Israel vai investigar escândalo que envolve presidente do país
Próximo Texto: Europa deve estimular imigração, diz ONU
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.