São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Denúncias não têm fundamento, diz comandante

DA ENVIADA ESPECIAL

O general brasileiro Augusto Heleno Ribeiro, comandante militar da Minustah, afirmou ter recebido três denúncias de abusos contra mulheres envolvendo soldados da ONU e um policial civil internacional, mas disse que duas delas não tinham "nenhum fundamento". "Foram completamente descaracterizadas", afirmou o general à Folha.
O terceiro caso, disse, é o de Gonaives. "Sobre os outros não vou falar nada, porque não houve provas, e para não criar constrangimentos para os militares."
"Isso é coisa de gente que quer se valer da presença das tropas estrangeiras para ganhar alguma coisa", afirmou o comandante. "Toda informação que chegar com o mínimo de fundamento vamos apurar. Não temos intenção de acobertar nada."
Denneth Modeste, representante da OEA no Haiti, também negou a evidência de abusos. "O problema não é o estupro de haitianas por soldados, mas de haitianas pelos haitianos mesmo. Se as tropas saíssem amanhã, os haitianos as chamariam para salvá-los uns dos outros."


Texto Anterior: Missão no Caribe: Haitianas acusam missão da ONU de abusos
Próximo Texto: Presidente vê respeito aos direitos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.