São Paulo, sexta-feira, 14 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILHOS DE GANDHI

Nascida na Itália, Sonia dá continuidade a dinastia

Gurinder Osan/Associated Press
Sonia Gandhi posa para fotógrafos em sua casa, em Nova Déli


DA REDAÇÃO

Apesar do nome, Sonia Gandhi não é parente do mahatma Mohandras Gandhi. Nascida em Turim em 1946, Sonia conheceu em 1965 Rajiv Gandhi, filho de Indira Gandhi (que também não era parente do líder pacifista) e neto de Jawaharlal Nehru (primeiro premiê da Índia), quando estudava línguas em Cambridge (Reino Unido).
Três anos depois, os dois se casaram. Rajiv não pretendia dedicar-se à política, mas mudou de planos após a morte do irmão Sanjay num acidente aéreo em 1980. Em 1984, após o assassinato de Indira, Rajiv virou premiê, apesar da resistência de Sonia, que temia que o marido também tivesse um fim trágico.
Seus temores se confirmaram em 1991, com o assassinato de Rajiv. Sonia então cortou seus poucos laços com a política e passou a dedicar-se aos filhos, Priyanka e Rahul. Quase a contragosto, em 1998 atendeu a um chamado do Partido do Congresso, que, em crise, contava com a força do nome Gandhi para enfrentar nas urnas o BJP.
Gradualmente, Sonia tornou-se uma presença cada vez mais visível na política do país. Ainda assim, não conseguiu livrar-se de uma timidez que quase chega ao ponto da reclusão. Falando hindi e inglês com forte acento italiano, ela já discursa regularmente, mas quase nunca dá entrevistas.
Apesar de ter ganhado a nacionalidade indiana em 1983, Sonia é atacada pelos nacionalistas hindus, que a consideram inexperiente e a acusam de ser estrangeira. Mesmo assim, deve ser apontada como a próxima líder do país.
"Ela será a primeira-ministra, com certeza. Para garantir estabilidade é necessário que o primeiro-ministro seja do partido com a maior bancada, ou seja, o Partido do Congresso. E nossa candidata é Sonia Gandhi", afirmou Ghulam Nabi Azad, secretário-geral do partido.
A dinastia Nehru-Gandhi dirigiu o país por 35 dos 57 anos que se passaram desde a conquista da independência. E tudo indica que continuará por muitos anos já que os filhos de Sonia seguem o caminho. Rahul, 34, também conquistou uma cadeira no Parlamento nessas eleições. Já Priyanka decidiu não se candidatar, mas teve uma participação destacada na campanha.
Houve ainda outro Gandhi na eleição: Maneka, viúva de Sanjay, que se elegeu pelo rival BJP.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Índia: Surpresa eleitoral devolve poder aos Gandhis
Próximo Texto: Panorâmica - América do Sul: Venezuela ameaça barrar observadores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.