São Paulo, quinta, 14 de maio de 1998

Texto Anterior | Índice

ESTADOS UNIDOS
Táxis entram em greve em Nova York

ALESSANDRA BLANCO
de Nova York

A famosa imagem das ruas de Nova York tomadas por táxis amarelos mudou ontem pela primeira vez em 20 anos. Os motoristas de táxi entraram em greve, que vigoraria das 5h de ontem até as 5h de hoje, em protesto contra um programa de reformas da comissão de táxis da prefeitura.
No programa de 17 itens lançado na semana passada, e que deve ser votado em 28 de maio, estão previstas punições com multas e cassações de licenças dos motoristas que forem rudes com seus clientes ou que descumprirem regras como não fumar dentro do carro.
O motorista que se recusar a atender um cliente poderá ser multado em US$ 150. Todos terão de passar por testes contra drogas e álcool. Nova York tem 12 mil táxis e 44 mil taxistas, a maioria imigrantes. A greve de ontem, segundo a Aliança dos Trabalhadores de Táxi, teve 80% de adesão.
Os pontos de táxi mais procurados, como em hotéis e museus, foram fechados com faixas. Nos aeroportos, apesar dos esquemas alternativos, a espera era de no mínimo 30 minutos. Às 17h, o trânsito estava livre na Times Square.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.