São Paulo, domingo, 14 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONTRAPONTO
Empresas podem manter paz

da Reportagem Local

O jornalista Paul Beaver, colaborador da "Jane's Intelligence Review", revista britânica especializada em assuntos militares, não considera necessariamente negativo o surgimento das empresas criticadas pelo relator da ONU.
"Elas são extremamente profissionais e, se bem monitoradas e regulamentadas, podem ter um importante papel na manutenção da paz", diz.
Entre as atividades militares que ele considera que podem ser atribuídas a companhias privadas estão o treinamento de efetivos militares e de equipes de socorro médico, a retirada de minas terrestres e a restauração do fornecimento de água e alimentos.
"No futuro, acho que uma entidade como a ONU acabará dizendo para um desses grupos: "Nós não podemos, por motivos políticos, ir até determinado país e treinar os guarda-costas do presidente ou um certo número de soldados para lutar contra tal grupo rebelde. Gostaríamos que vocês fizessem isso e estamos dispostos a pagar'", diz o jornalista.
Para ele, elas poderiam manter a paz em regiões instáveis, substituindo os atuais "capacetes azuis" da ONU. (OD)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.