São Paulo, quarta-feira, 14 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arafat tem US$ 1,3 bi, diz general de Israel

DA REDAÇÃO

O líder palestino Iasser Arafat possui uma fortuna pessoal avaliada em US$ 1,3 bilhões, disse ontem o comandante do serviço de inteligência militar de Israel, general Aharon Zeevi. Ele não deu detalhes sobre como ele teria acumulado esse dinheiro nem onde estaria depositado.
A declaração foi feita durante debate na Comissão de Defesa e Relações Exteriores do Parlamento. Segundo Zeevi, o conselheiro econômico de Arafat, Mohamad Rachid, "colocou um pouco de ordem nas contas da Autoridade Nacional Palestina (ANP)". Não se atreveu, porém, a questionar "os monopólios de importação [de produtos para os territórios palestinos], que constituem a fonte de ganhos pessoais de Arafat".
Na avaliação dos serviços de inteligência, disse Zeevi, Arafat ainda controla a ANP e teria condições de combater o terrorismo, se tivesse interesse em fazê-lo.
O líder palestino, porém, enfrenta crescentes críticas da população palestina e começa a sofrer isolamento dentro de seu próprio partido, o Fatah, disse o general.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Oriente Médio: Suprema Corte israelense impede expulsão de parentes de acusados
Próximo Texto: Diplomacia: Presidente do Irã acusa os EUA de "criar atmosfera de guerra"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.