São Paulo, quarta-feira, 14 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Naipaul, é preciso conter os sauditas

DA REDAÇÃO

O Prêmio Nobel de Literatura de 2001, V. S. Naipaul, disse que a Arábia Saudita está tentando liderar o islã numa luta pela dominação do mundo. Naipaul foi premiado em meio a críticas de grupos muçulmanos, que reclamam de sua "visão preconceituosa e simplista" quanto à religião -no livro "Entre os Fiéis" (1981), por exemplo, ele condena abertamente o fundamentalismo islâmico.
Naipaul disse ao diário alemão "Frankfurter Allgemeine" que os ataques do dia 11 de setembro foram um sinal de que os sauditas querem converter o mundo todo ao islamismo. "Creio que a força motriz disso seja a Arábia Saudita. Acho que, mais cedo ou mais tarde, algo terá de ser feito", afirmou.
Para ele, dinheiro saudita financiou os muçulmanos em conflitos contra não-muçulmanos em lugares como Filipinas e Bósnia.
Nascido em Trinidad e Tobago em 1932, descendente de uma família hindu do norte da Índia, Naipaul viveu no Caribe até os 18 anos, quando foi estudar na Universidade de Oxford, sendo hoje cidadão do Reino Unido.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Diplomacia: Presidente do Irã acusa os EUA de "criar atmosfera de guerra"
Próximo Texto: Europa: Enchente atinge centro histórico de Praga
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.