São Paulo, domingo, 14 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE SOB TUTELA

Prazo será cumprido, acredita Talabani

Constituição do Iraque sai hoje, diz presidente em meio ao ceticismo

DA REDAÇÃO

O presidente do Iraque, o curdo Jalal Talabani, disse ontem que o projeto da nova Constituição do país ficará pronto hoje, um dia antes do fim do prazo estabelecido. Mas alguns dos envolvidos nas negociações duvidam.
"Se Deus quiser, amanhã [hoje] estará pronto", disse Talabani, embora dois tópicos importantes ainda estejam em debate. "Não há obstáculos, apenas discussões, acerca do federalismo do país e da relação entre religião e Estado."
Um dos participantes da reunião, Bahaa al Araji -da comunidade xiita, oprimida sob Saddam Hussein e agora no poder-, disse que está quase tudo certo sobre a adoção do federalismo, que daria autonomia às diversas regiões. Mas Abdel Nasser al Janabi, da comunidade árabe sunita -que estava no poder com Saddam-, disse que ainda há impasse.
Após um referendo sobre a Constituição, em outubro, haverá uma nova eleição geral, prevista para dezembro.
Em confuso incidente ontem, um ataque contra uma patrulha americana e a subseqüente resposta deixou 15 iraquianos mortos a oeste de Bagdá. Os militares americanos disseram que nada têm a ver com o incidente, mas testemunhas negam.
Ontem, o presidente dos EUA, George W. Bush, disse que, a despeito das dificuldades, o país não irá perder a coragem se retirar prematuramente do Iraque. "Os terroristas não podem nos derrotar no campo de batalha. A única forma que eles têm de nos vencer é se perdermos a fibra. Isso não vai acontecer sob meu comando."


Com agências internacionais

Texto Anterior: "Eixo do mal": Bush não descarta uso da força contra Irã
Próximo Texto: Panorâmica - Alemanha: Ataques à oposição de direita marcam o início da campanha de Schröder
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.