UOL


São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA dizem que Saddam foi visto recentemente

DA REDAÇÃO

O comando militar americano anunciou ontem ter "informações críveis" de que o ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, desaparecido desde abril, teria sido visto recentemente na região de Tikrit, na qual nasceu.
"Temos indícios claros de que ele esteve aqui recentemente. Ele pode estar aqui agora", disse o major Troy Smith, subcomandante de uma das brigadas em ação na região.
"Se houver informações críveis sobre Saddam, obviamente tomaremos atitudes", disse a major Josslyn Aberle, porta-voz da 4ª Divisão de Infantaria do Exército.
Segundo Aberle, há informações sobre o ex-ditador vindas de diferentes fontes, inclusive o mesmo tipo de pistas fornecidas por iraquianos que levou o Exército americano a encontrar, em julho, Uday e Qusay Hussein, filhos de Saddam. Os dois foram mortos durante o cerco para capturá-los.
A região de Tikrit é uma das mais violentas do pós-guerra. Entre a noite de domingo e ontem, três soldados foram mortos e cinco foram feridos em três incidentes distintos - um ataque com granadas-foguetes em Tikrit, a explosão de uma mina terrestre em Beiji (50 km ao norte) e em um ataque com morteiros e armas leves em Jalyula (140 km a oeste).
Desde o fim dos principais confrontos, em 1º de maio, 97 soldados dos EUA foram mortos em ataques semelhantes e outros 94 em acidentes.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Iraque ocupado: EUA fixam data para calendário de transição
Próximo Texto: Cresce número de suicídios entre soldados
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.