São Paulo, quinta-feira, 14 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"LIVE BLOGGING"

Ao vivo, blogueiros bocejam

NELSON DE SÁ
COLUNISTA DA FOLHA

Com menos de uma hora de debate, a blogueira nova-iorquina Ane Marie Cox, do Wonkette, não se conteve:
- Eu estou tão cansada.
A melhor tradução seria "eu estou de saco cheio" ("I'm so bored"), o que ela repetiu até o final.
Dos principais blogs americanos, o dela, que é mais liberal, o relativamente centrista Instapundit, de Glenn Reynolds, e o The Corner, mais conservador, concordaram que foi o pior dos três debates. Reynolds:
- Vai ser difícil achar um placar para este terceiro debate, porque ambos estão com performances tão piores.
E John Derbyshire, quase no final, no The Corner:
- É um debate a mais do que devia. Eu já tive o bastante desses debates. Olha, estou fazendo o meu melhor aqui, mas meus olhos estão embaçando.
Se a conservadora Kate O'Beirne descrevia o democrata como "sem atrativos", alguém a quem os americanos "não vão se sentir bem tendo que ver por quatro anos", o ultraliberal Markos Moulitsas, do blog recordista de acessos Daily Kos, dizia do republicano:
- Ok, então medicaram Bush para evitar que o Furioso Bush assustasse mais eleitoras, mas no lugar dele estamos com o menino que faz piadas ruins.
Já Kerry, para o partidário Moulitsas, era o "mestre zen" -o que em televisão não é necessariamente um elogio.
Só os blogueiros mais fanáticos, como os do blogsforbush.com, conseguiam se manter no ataque.
Eles e a editora Katharine Q. Seelye, escalada pelo "New York Times" para fazer a cobertura on line -copiada dos blogs- no site do jornal.
Mas até ela, em meio às notas críticas de parte a parte, observava que o democrata estava dando "detalhes, detalhes, detalhes". E que as piadas do republicano eram sem-graça.
Pelo que se viu, o que manteve os blogueiros acordados, à direita e à esquerda, foram os temas mais candentes, como homossexualismo, e uma ou outra citação pop, por exemplo, ao personagem de TV Tony Soprano.
Wonkette, no final, deu a vitória ao mediador:
- Minha aposta: Bob Schieffer venceu. A audiência perdeu.


Texto Anterior: Calombo misterioso
Próximo Texto: Análise: O mundo ainda não sabe a resposta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.