São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

IRÃ

Incêndio em mesquita em Teerã mata 59; causa pode ter sido aquecedor
Ao menos 59 pessoas morreram e mais de 250 ficaram feridas num incêndio na mesquita de Arg, no centro de Teerã, lotada pelas celebrações do mês de Muharram, sagrado para os xiitas. O incêndio teria sido provocado por um aquecedor elétrico. A hipótese de um atentado foi descartada.
Segundo a agência de notícias iraniana IRNA, o incêndio começou após uma explosão numa ala destinada às mulheres. Um canal de TV disse que 20 mortos eram mulheres. Centenas de pessoas participavam de orações no local no momento do incêndio.
Uma testemunha afirmou que o pano separando a ala feminina da masculina estava muito próximo do aquecedor e teria se incendiado. "Pedaços de panos em chama começaram a cair na cabeça das pessoas, que pararam de rezar e quebraram as janelas para fugir da mesquita em pânico", disse.
O Ministério do Interior informou que pedaços do aquecedor foram retirados para determinar a causa da possível explosão.
Segundo testemunhas, houve demora na chegada do socorro. "Os bombeiros chegaram uma hora depois do começo do incêndio e quando danos graves já tinham ocorrido", disse Reza Pourbaradaran, residente local.


Texto Anterior: Religião: Morte da freira que viu a Virgem pára Portugal
Próximo Texto: Terrorismo: Atentados a bomba matam pelo menos 11 nas Filipinas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.