São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cairo recupera parte de peças roubadas em manifestações

Tesouros do Egito Antigo integram acervo do Museu Egípcio, contíguo à praça Tahrir

DA REUTERS

O Ministério das Antiguidades do Egito recuperou alguns dos tesouros que haviam desaparecido do Museu Egípcio durante os protestos que derrubaram Hosni Mubarak, afirmou ontem o principal egiptólogo do país.
Entre os itens desaparecidos em meio à revolta estavam uma estátua do rei Tutancâmon e objetos da era do faraó Akhenaton, conhecido como herege por tentar introduzir o monoteísmo no Egito.
O Museu Egípcio, contíguo à praça Tahrir -foco dos protestos- foi invadido por ladrões no dia 28 de janeiro.
O recém-nomeado ministro das Antiguidades, Zahi Hawass, disse em comunicado que foram encontrados alguns desses objetos, incluindo um escaravelho-coração e pequena estátua Ushabti.
Parte de um caixão datado do Reinado Moderno, de 3.000 anos atrás, também foi encontrada fora do museu.
"Encontramos 2 artefatos desaparecidos fora do museu, perto de um prédio do governo que foi incendiado. Continuaremos as buscas e encontraremos mais", disse Hawass à agência Reuters.
O ministro afirmou que ladrões também atacaram um depósito perto da pirâmide de Dahshour, cerca de 35 km ao sul do Cairo no domingo.
Entre os objetos desaparecidos estão ainda uma estátua da mulher de Akhenaton, Nefertiti, fazendo oferendas, estatueta de pedra de um escriba de Amarna e o torso e os membros superiores de uma estátua de Tutancâmon.
O prédio do Museu Egípcio foi construído em 1902 e reúne o maior acervo do Egito Antigo -até 120 mil peças.


Texto Anterior: Raio-X: Andy Carvin
Próximo Texto: Análise/Revolta Árabe: Ondas emitidas pelo Egito varrem a região
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.