UOL


São Paulo, sábado, 15 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet vira arma fundamental das marchas

DA REDAÇÃO

Manifestações como as que ocorreram no dia 15 de fevereiro e devem acontecer hoje no mundo todo -além da mobilização para realizar atos no dia em que uma guerra ao Iraque começar, se começar- não teriam sido possíveis sem a internet, afirmaram especialistas ouvidos pela Folha.
A forma pela qual a internet está sendo usada contra a guerra no Iraque, diz o americano Steven Johnson, autor de "Emergence" (emergência) e "Interface Culture" (cultura de interface), vai além das petições e convocações que circulam permanentemente por e-mail desde a criação da rede.
O site moveon.org, por exemplo, que tem mais de 600 mil ativistas registrados só nos EUA, foi o centro de coordenação da marcha de 15 de fevereiro que levou 250 mil pessoas às ruas de Nova York.
O site também conseguiu levantar centenas de milhares de dólares para levar ao ar anúncios antiguerra nas principais TVs dos EUA e agora organiza uma "onda global" de vigílias contra a guerra no Iraque às 19h de amanhã.
O site, para Johnson, seria um exemplo de como o tipo de organização "de baixo para cima" que caracteriza o mundo virtual da internet pode acabar "transbordando para o mundo real".
"Não teria sido possível ter manifestações coordenadas no mesmo dia no mundo todo sem a internet e a tecnologia celular", afirma o especialista em comunidades virtuais Howard Rheingold, autor do livro "Smart Mobs" (multidões inteligentes), que gerou o popular site homônimo sobre novas tecnologias. "Na Guerra do Vietnã, quando não havia esse tipo de tecnologia, levou anos para se chegar ao nível de organização necessário para realizar manifestações múltiplas."
Segundo Rheingold, essas tecnologias têm sido usadas para ações coletivas ao menos desde as manifestações contra a reunião da Organização Mundial do Comércio em Seattle, em 1999, mas elas nunca haviam sido utilizadas, até 15 de fevereiro, para ações simultâneas no mundo todo. (MB)


Texto Anterior: Ato em SP hoje terá início às 15h
Próximo Texto: Artigo: Bush perdeu contato com a realidade
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.