UOL


São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 2003

Próximo Texto | Índice

IRAQUE OCUPADO

Americanos anunciam o final das maiores operações de combate após 26 dias de guerra

EUA tomam Tikrit e anunciam fim de ofensiva militar

Joseph Barrak/France Presse
Fuzileiros navais norte-americanos celebram a tomada de Tikrit em frente ao palácio presidencial Al Faruq, no centro da cidade


DA REDAÇÃO

Os EUA conquistaram ontem a cidade de Tikrit, berço de Saddam Hussein e última grande cidade iraquiana que ainda não era controlada por britânicos ou americanos. A tomada representou o fim da fase de ofensiva militar da coalizão no Iraque. "As maiores operações de combate acabaram", afirmou o general Stanley McChrystal, um dos comandantes americanos.
A captura de Tikrit aconteceu com pequenos focos de resistência, e a população local não organizou grandes saques nem depredações de prédios públicos como em outras cidades.
Paralelamente a essa operação, a coalizão iniciou a redução de suas forças no Iraque. Dois dos cinco porta-aviões na zona de guerra receberam ordens para voltar aos EUA. Mas o contingente terrestre de 150 mil homens foi mantido.


Próximo Texto: EUA ameaçam Síria com sanções
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.